Os nossos Valores

1. O Movimento facilita a cura.

2. Algumas coisas necessitam mais do que dançar para poder curar.

O melhor remédio é por vezes uma dança suada e genuína. Por vezes é um bom grito. Outras vezes precisamos do apoio de um terapeuta ou alguém que cuide do nosso corpo, ou de uma conversa mais corajosa, ou de uma contemplação em silêncio. 

Os professores de Open Floor são cuidadosamente formados para fazer as pessoas moverem-se de forma activa (activate), de forma estável (settle), e depois parar, à medida que vão tomando consciência de si mesmos e dos outros. Eles ajudam os alunos a encarnar todos os seus pensamentos e sentimentos que inevitavelmente surgem quando nos movemos, e sabem quando sugerir outro tipo de ajuda.

3. Mover e incluir.

Quando o nosso corpo se movimenta tudo se movimenta. Um gesto traz consigo um fluxo de sentimentos associados. Uma vaga de emoções cria sensações. Pensamentos de quem nós gostamos podem agitar-nos. As nossas mentes podem manter-nos tensos ou bloqueados, ou então ajudar-nos a perceber o que nos aconteceu durante a dança. Qualquer coisa que tentemos afastar pode tornar-se a nossa limitação.  

No Open Floor nós movemo-nos e incluímos os momentos plenos de alegre libertação, assim como os momentos desafiantes: de dor no corpo, timidez, crenças limitadoras, sensação de isolamento.

Isto é como aprendemos a ser autênticos, fluidos e completos.

4. Tudo é uma constante recriação  e cada um é único.

O movimento é um processo infinitamente criativo, e os dançarinos estão entre os maiores recriadores naturais do mundo.

Toda a criatividade requer influências. A invenção nasce de uma união da inspiração (professores, artistas, tendências culturais, descobertas) e da nossa imaginação única. Mesmo os artistas e filósofos mais radicais, baseiam-se nos seus antecessores. Por sua vez, tornam-se fonte de influência dos seus sucessores.

5. Open Floor é uma fonte aberta.

Nós dedicamo-nos ao ensino, formação e tornar o movimento tão acessível quanto possível. Assim o nosso trabalho está registado em Creative Commons, o que por um lado protege a integridade do nosso trabalho, e ao mesmo tempo disponibiliza-o para novas recriações. Os alunos são encorajados a integrarem em si mesmos o que aprenderam connosco e respeitosamente a adicionarem esses conhecimentos aos seus próprios talentos. 

6. Todos são importantes.

O nosso modelo de negócio, Dynamic Governance (DG), reflete os mesmos valores de inclusão que ensinamos nas nossas sessões de movimento. DG promove a igualdade, honestidade, e participação dos professores.  

7. Mover para sempre.  

Na nossa experiência de décadas vimos muitas lesões. Presenciámos dançarinos de longa data a afastarem-se da prática de dança devido ao acumular de lesões e ao envelhecimento  do corpo.

No Open Floor nós preparamos e protegemos o nosso corpo, e aprendemos como evitar lesões, e dançamos com entrega em qualquer idade. Qualquer movimento seja de que amplitude for pode ser a semente de algo bonito.